janeiro 12, 2010

#a parte gostosa da minha cidade

Vou me esforçar pra fazer um post foda e levá-lo até o fim. Isso deve levar dias; me desculpe se eu não terminar rs
Planejei no ano passado fazer meio que um roteiro de lugares no Rio de Janeiro que muita gente não conhece, ou que como eu, precisam de um estímulo a mais pra sair de casa. Então, taí o estímulo: lugares bonitos, dentro da Cidade Maravilhosa, em meio à natureza e com todas as informações certinhas; é só arrumar o da passagem e se mandar (se você for um ser maníaco tipo eu que sai sozinho pra caçar aventuras)!


Paquetá.

Então, escolhi Paquetá primeiro porque era o meu último passeio combinado que acabou de furar. Nunca fui lá, não sei se é lindo; mas pelo que andei vendo, é legal pra fugir da agitação urbana e você ainda pode levar o seu amor junto pra passear de caiaque e pedalinho, não é romântico? *-*

A ilha foi descoberta antes da fundação do Rio de Janeiro e hoje em dia é Área de Preservação do Ambiente Cultural. E eu sei bem que essas histórias não são interessantes porque tem muita gente no meio, Rei da França, Estácio de Sá... mas se você chegou até aqui não foi por causa disso, embora esse bairro do outro lado da Baía seja cheio de histórias, lendas e afins.
Fiquei sabendo que Paquetá é o lugar ideal pra quem quer fugir do burburinho do Rio de Janeiro; lá não tem carro, portanto não tem fumaça preta e cheia de doenças. As pessoas lá usam bicicletas, charretes, barcos e vivem em segurança, segundo o que site falou, né!?

Paquetá tem um monte de praia, e dia desses eu ouvi dizer que elas estão se apropriando pra receber os corpinhos alheios. Não tenho certeza, então espero que ninguém se arrisque a chegar em casa com bichinhos na pomboca/mastrinho do amor.


Considerações iniciais:

-
Raspa os trocadinhos no Centro do Rio mesmo porque em Paquetá não tem Banco 24 horas ;)
- Celulares da Vivo e Claro funcionam razoavelmente lá;
- Não sai de casa pra sujar a "cidade" dos outros;
- Leve um mapa pra não fazer burrice, é só imprimir do Google;
- Não seja burro, Paquetá só pelo mar. Então se atenta ao horário das barcas: a primeira sai do Rio às 5:15 e a última às 23:00. A viagem dura mais ou menos uma hora.
http://www.barcas-sa.com.br , não custa nada ;)


Pra quem gosta de sensualizar nas fotos, encontrei uns lugares legais:

- O Caramanchão dos Tamoios, que me lembrou um pouco algum lugar da Região dos Lagos e tem uma vista maravilhosa pro mar! Fica lá na praia dos Tamoios na altura do nº 137 ;
- O Parque dos Tamoios, que é bem longe do Caramanchão, ficando entre os números 700 e 800;
- O Coreto Renato Antunes, na Praça de São Roque onde são realizados eventos cívicos - só serve pra tirar foto mesmo;
- A lendaria Ponte da Saudade, na Praia José Bonifácio - agora se você quiser saber a lenda, vai lá e lê!
- A Pedra dos Namorados e Pedra da Moreninha: essa Moreninha é a mesma do Joaquim Manuel de Macedo e a Pedra dos Namorados também tem uma lenda, tenho até medo de jogar alguma coisa de lá e ela acabar caindo do mar. Deixa em off;

Então, vamos ao que interessa, praias *-*

Praias bonitas: Praia dos Tamoios, Praia dos Coqueiros, Praia de São Roque, Praia da Moreninha, Praia dos Frades, Praia da Imbuca, Moema e Iracema.
Praias próprias para banho: Praia do Catimbau (vista pra Serra dos Órgãos *-*), Praia dos Frades, Praia Grossa, Praia da Imbuca, Moema e Iracema.


Mirantes e trilhas:

Pra conhecer os melhores mirantes, as melhores trilhas, ver as coisas mais lindas, não adianta seguir conselho, roteiro, nem porra nenhuma! É pela intuição e pelas plaquinhas no lugar, sabecoé? Sempre tem alguma coisa que o site esquece de falar, e é melhor você se aventurar e descobrir, hoje em dia ninguém morre por picada de cobra ;)

- Do Solar Del Rei você deve ter uma vista legal da Baía de Guanabara e da Pedra da Moreninha;
- A Pedra da Moreninha por si, é de fácil acesso, tendo escada e ponte pros preguiçosos que não gostam de esforço;
- O Parque Darke de Mattos tem dois morros e várias trilhas, sendo principal o Mirante Boa Vista (essa é a melhor hora de caçar mirantes e trilhas, segue meu conselho!)
E ah, nesse parque aí não tem como entrar de bicicleta ou charrete. Vai perder as calorias, querido! Tem que andar...


A comidinha:

- Frutos do Mar no Restaurante Tia Leleta; Rua Dr. Lacerda, 18
- Comida à quilo e sorvete à quilo no Restaurante Lido; Praia José Bonifácio, 59
- Carnes e frutos do mar no Restaurante Meu Cantinho; Rua Dr. Lacerda, 63
- Lanchonete e Bar A Moreninha; Praia José Bonifácio, 89
- Lanchonete Estrela do Mar; Praia Grossa, 20


Por último e não menos importante, vou falar rapidinho dos transportes, foi o que mais me interessou pelo fato de ser bem diferente daqui do Rio:

-
É descer na estação das barcas e entrar no Trenzinho. Pra quem mora em Paquetá é uma espécie de ônibus, mas pra gente é uma volta de mais ou menos uma hora pelos principais pontos turísticos;
- Pra quem tem mais dinheiro e gosta de cavalinhos, tem charrete também na estação das barcas e os preços variam de R$ 35 a R$ 70, dependendo do tempo. Cabem 5 pessoas, então faz todo mundo pagar e gogogo;
- Tem aluguel de bike a R$ 3,00 a hora;
- Tem caiaque, pedalinho e canoa, R$ 5,00 para duas pessoas usarem por 40 minutos *-* ;

Ah, uma observação final: Paquetá tem um cemitério de pássaros e se Deus gostar de mim, esse mês de Janeiro eu ainda irei lá e volto contando o que achei =D

Nenhum comentário: