
Ah, a foto ficou esplendorosa!
Copiando um texto pra Português, encontrei tópicos interessantes sobre os quais pesquisar, e entre tantos, minha primeira escolha será o costume de pintar as unhas, que revelou uma história até interessante.
As primeiras unhas pintadas devem ter surgido na China e as cores do esmalte tinham a ver com a posição social da pessoa, sendo homem ou mulher. No Egito antigo, os egípcios costumavam mergulhar o dedo em tintura de hena (isso não devia ser legal!) e as mulheres de classes mais baixas só podiam pintar as unhas em tons claros. No reinado de Cleópatra, o vermelho era exclusivamente para as unhas da rainha.
Atualmente, o esmalte é uma variação da tintura usada em carros, já passando até por compostos como cera de abelha e gelatina; isso antes da década de 20.
“Antes da década de 20, costumava-se passar óleo nas unhas e depois lustrá-la, hábito que indicava status”,afirma Mitsuko Shitara, professora de história da moda da Faculdade Santa Marcelina.
O mais interessante de tudo? Antigamente os homens pintavam as unhas com CORES. O "esmalte" era um acessório generalizado, mas ainda assim eu prefiro os homens de unhas claras :D
Cores vibrantes, adornos... tudo uma característica feminina. E nós perderíamos a feminilidade se os homens adotassem tais costumes. Quem concorda comigo? ;)
Mesmo assim, é bom saber a origem das coisas.
2 comentários:
Unhas vermelhas (L)
As minhas eram curtinhas, agora estou deixando crescer!
Ufa, meu anjo!
Ainda bem q sou homem, eu acho lindo, uma mulher vaidosa que se cuida, pinta as unhas,mas se eu fosse mulher, sei lá, num teria essa paciencia!
Beijinhos
Postar um comentário